Boas notícias de Santiago de Compostela

A antiga cidade de Santiago de Compostela é um lugar maravilhoso para se visitar a qualquer momento, especialmente a parte mais histórica da cidade. As suas ruas estreitas, as atraentes praças e os magníficos edifícios criam uma atmosfera cativante, especialmente se chegou depois de fazer a épica viagem ao longo do Caminho de Santiago.

É por isso que estamos entusiasmados em partilhar duas boas notícias que esperamos que despertam o seu entusiasmo para seguir o Caminho Português de Santiago em 2021 ou 2022.

Ano Santo prolongado
Se é um conhecedor ou até mesmo um fã do Camino, provavelmente já sabe que 2021 é Ano Santo. Esta data ocorre quando o dia de Santiago (25 de julho) acontece num Domingo. Como é algo que não acontece com frequência, existem celebrações e eventos especiais em Santiago de Compostela para marcar o evento e ocasião.

O Ano Santo é também uma oportunidade para obter a absolvição total dos seus pecados, graças à indulgência plenária que foi instituída pelo Papa Calixto II, em 1122.

Como todos sabemos, por enquanto ainda existem algumas restrições às viagens internacionais, derivadas da pandemia Covid 19. Devido a estas circunstâncias excecionais, o Papa Francisco decretou a prorrogação deste Ano Santo até 2022. Isto dará a oportunidade de poder viajar para Santiago de Compostela com segurança, seja a pé, de bicicleta ou por outros meios. Se não for possível fazer a viagem em 2021, não desanime, pois não irá perder a atmosfera festiva e espiritual do Ano Santo.

A Catedral de Santiago de Compostela restaurada
Após uma década de trabalhos de restauro neste magnífico monumento, a Catedral de 800 anos está a brilhar em todo o seu esplendor, mesmo a tempo do Ano Santo.

O meticuloso projeto teve início em 2009, após uma análise aprofundada que revelou 534 problemas que precisavam de intervenção, desde danos estruturais a pedras já em deterioração. Ao longo dos últimos anos, os telhados, cripta, vitrais, esculturas, fachada e a capela-mor, foram cuidadosamente limpos e reparados.

A melhoria mais significativa foi a obra do Pórtico da Glória. Esta entrada elaboradamente adornada para a Catedral terá sido encomendada pelo Rei Fernando II de Leão, em 1168, e só terá ficado totalmente concluída em 1211, época em que Afonso IX já era Rei. Originalmente pintada a cores e repintadas em séculos posteriores, as esculturas do Pórtico da Glória, com o tempo tornaram-se opacas e cinzentas. Nove anos e 6 milhões de euros depois, grande parte da cor original foi recuperada, tornando-se numa alegre e impressionante arcada dupla.

As intervenções não só enfeitaram o dourado, a pintura e o trabalho em pedra, como também revelaram algumas surpresas. Muitos detalhes artísticos que outrora estavam escondidos, sob séculos de sujeira, foram agora descobertos.

Se já visitou a Catedral de Santiago de Compostela, garantimos que existem bons motivos para voltar.

Descubra mais sobre como fazer o seu Caminho no Ano Santo com a nossa ajuda. A nossa experiente equipe está ao seu dispor para organizar a sua Peregrinação a Santiago de Compostela, através do Caminho Português de Santiago.