Caminho Português de Santiago

Pontes, capelas rurais, santuários, cruzeiros, paços e cidades históricas vão-se desenrolando ao longo do Caminho Português, o Caminho Central para Santiago de Compostela em uma rota que nasce nas margens do rio Douro, na cidade do Porto, para concluir diante do sepulcro jacobeu em Compostela.

A peregrinação jacobeia a partir de Portugal, ainda que presumivelmente já existisse na época da Alta Idade Média, intensifica-se a partir da independência do país em meados do século XII. Desde então, o culto jacobeu e a peregrinação a Compostela, considerada como uma das marcas de identidade da cultura europeia, tiveram em terras lusitanas uma projeção muito importante. Durante séculos, o povo Português contribuiu para esta experiência coletiva com altos níveis de participação, sempre apoiado com singular fortuna pelo exemplo de reis, nobres e altos clérigos. Basta recordar que a maior parte da rede viária de Portugal foi testemunha, do século XII até aos nossos dias, do caminhar de peregrinos originários dos diversos núcleos populacionais do país até à meta compostelana. As suas motivações eram primordialmente religiosas. No entanto, graças a este denso e secular fluxo de pessoas que povoaram os caminhos de Santiago criados entre Portugal e a Galiza, estabeleceram-se também fecundos laços de intercâmbio cultural, económico e de pensamento.

As peregrinações a Santiago de Compostela a partir de Portugal intensificam-se no Século XII com a independência do país, assumindo assim, particular relevo a estrada real Porto/Barcelos/Ponte de Lima/Valença onde confluem quase todas as demais, reforçando este percurso como a espinha dorsal dos caminhos portugueses de Santiago.

O Caminho Português de Santiago, no seu suave decorrer em direção a norte, faz uso de trajetos antigos que cruzam bosques, terras de labor, aldeias, vilas e cidades históricas. Caminhos que saltam cursos de água através de pontes – algumas de origem romana – de inequívoca construção medieval. Caminhos enriquecidos pela presença de capelas, igrejas, conventos, alminhas e cruzeiros, nos quais não falta a confortadora imagem de Santiago Peregrino, acompanhando o romeiro e animando-o no seu caminhar.

Caminho Português, Porto - Santiago

PORTO – SANTIAGO
243 km | 14 dias | desde 1040 Euros

O Porto é o mais frequente ponto de partida para esta aventura. Desde a Sé Catedral do Porto, nas margens do rio Douro até Santiago sugerimos 12 etapas inesquecíveis, ligando duas cidades Património Mundial da UNESCO.

Caminho Português, Ponte de Lima - Santiago

PONTE DE LIMA – SANTIAGO
156 km | 10 dias | desde 740 Euros

A vila mais antiga de Portugal, Ponte de Lima, com a sua ponte romana está desde sempre ligada ao Caminho Português de Santiago e ás suas tradições, sendo pois um natural ponto de partida para os Peregrinos.

Caminho Português, Valença - Santiago

VALENÇA – SANTIAGO
121 km | 8 dias | desde 595 Euros

Nas margens do rio Minho, fazendo fronteira com a Galiza (Espanha), Valença do Minho é um natural ponto de partida para os Peregrinos que desejam percorrer os últimos 100 km do Caminho Português de Santiago.

Caminho Português, Caminho de Bicicleta

CAMINHO DE BICICLETA
244 km | 8 dias | desde 945 Euros

Para os amantes das bicicletas, o Caminho Português, desde o Porto até Santiago de Compostela é um itinerário de eleição. Criamos programas adaptados ao nível de preparação, condição física e experiência de cada cliente. Disponibilizamos também todo o equipamento necessário em regime de aluguer.

Caminho Português, Caminho Fácil

CAMINHO FÁCIL
119 km | 11 dias | desde 890 Euros

As normais etapas do Caminho de Santiago não se adequam a todos, e é por isso que criamos uma opção menos desafiadora. Em vez de andar uma média diária de 20 km, nosso “Caminho Fácil” varia de 7 a um máximo de 18 quilômetros por dia.

Caminho Português, Caminho em Casas Rurais

CAMINHO EM CASAS RURAIS
243 km | 14 dias | desde 1390 Euros

Termine cada dia de caminhada em uma casa de campo cheia de personalidade e aconchegante, onde poderá desanuviar em um ambiente tranquilo. Seus anfitriões lhe darão uma receção calorosa e fornecerão deliciosas refeições caseiras que mostram a gastronomia tradicional portuguesa e galega.