Na Portugal Green Walks, acreditamos firmemente que viajar deve ser uma experiência segura e gratificante para todos os interessados, incluindo os destinos que visita e as pessoas que conhece.

O QUE NOS TORNA DIFERENTES?
Usando nosso amplo conhecimento local, planejamos cuidadosamente nossos passeios para respeitar o modo de vida das populações locais, bem como o meio ambiente, e fornecer aos nossos clientes uma experiência genuína que leva a interações significativas com outra cultura. Por sua vez, garantimos que o dinheiro permaneça nas pequenas comunidades locais onde eles passam o tempo.

 

Meio Ambiente
O histórico e espiritual Caminho português de Santiago oferece uma vasta gama de cenários e experiências gastronómicas.

As paisagens costeiras intactas no Norte de Portugal e na Galiza, em Espanha, são variadas e bonitas, tal como os troços do interior através de bosques, campos agrícolas, aldeias rurais e cidades históricas.

Quer os nossos clientes optem por seguir o Caminho a pé ou de bicicleta, o impacto ambiental do nosso programa é mínimo.

No primeiro dia, proporcionamos aos nossos clientes autoguiados um briefing completo com um dos nossos especialistas do Camino, quer com base no Porto ou o mais próximo possível do seu ponto de partida, de forma a reduzir a necessidade de transporte. Durante o briefing, fornecemos instruções detalhadas do percurso, que inclui um código de conduta para respeitar o meio ambiente, aderindo à trilha e não deixando lixo. Também incentivamos os clientes a usarem água da torneira local ou bebedouros aprovados ao longo do Caminho – explicamos como eles podem saber se a água é segura para beber ou não.

Ressaltamos também a importância de não deixar rastros, o que inclui não seguir a prática popular de colocar pedras nos marcos para marcar sua passagem.
Para transportes de bagagem, geralmente temos mais de um cliente fazendo a rota a qualquer momento, portanto, organizamos a entrega e a coleta em massa com os motoristas locais para reduzir as emissões de carbono. Nossos parceiros preferidos de hospedagem e alimentação são aqueles que fazem uso eficaz de práticas ecológicas para economizar água, utilizar energia solar e promover a reciclagem.

 

Comunidade
Este programa segue uma antiga rota de peregrinação que passa por aldeias não turísticas e pequenas cidades que dependem da receita gerada pelos peregrinos para sua sobrevivência e desenvolvimento.

Por este motivo, encorajamos nossos clientes a fazerem uso de cafés locais, restaurantes tradicionais fora de rede, mercados e supermercados, não apenas para apoiar a economia local, mas também para maximizar suas oportunidades de interagir com a população local.

Se há uma iguaria local que vale a pena experimentar, como o polvo em Esposende, ou as conceituadas ostras em Arcade, apontamos no roadbook (pacote informativo).
Nossos “roadbooks” contêm informações sobre o destino e conselhos para clientes sobre como respeitar as culturas locais e interagir sem causar ofensas inadvertidamente, bem como algumas frases úteis em português e espanhol.

Uma coisa com a qual todo peregrino concordará é a ajuda da população local. Eles estão acostumados a ver peregrinos e ficam satisfeitos em vê-los e apoiá-los sempre que possível.
Se um peregrino parecer estar em dúvida sobre qual caminho seguir e houver um local próximo, ele indicará ao viajante a direção certa, sem que ele precise perguntar.

O nosso escritório fica no Norte de Portugal, perto do Porto, ponto de partida habitual deste programa, a poucos dias de caminhada ao longo do Caminho. Nossa equipe mora no local e possui um conhecimento profundo da rota, para que possa ajudar de forma rápida e eficaz, mobilizando recursos locais quando necessário para ajudar os clientes em caso de dificuldades.
Garantimos que nossos funcionários e todos os que trabalham para nós sejam tratados com respeito e tenham condições de trabalho justas. Como tal, estamos apoiando diretamente a economia local e as comunidades em que operamos.

CAMINHOS

 Caminho Português

CAMINHO PORTUGUÊS

Caminho Português da Costa

CAMINHO DA COSTA

Outros Caminhos

OUTROS CAMINHOS