O Caminho Português de Santiago em bicicleta

O que precisa de saber sobre o Caminho de Santiago Português em bike
Enquanto as antigas trilhas de peregrinação por Portugal e Galiza até Santiago de Compostela foram desenvolvidas por caminhantes, a boa notícia para os entusiastas do ciclismo é que também é possível pedalar no Caminho.
Quer você opte por seguir o Caminho da Costa ou o Caminho central, poderá ter a certeza de paisagens deslumbrantes e comida deliciosa ao longo da sua jornada.

O que é diferente para os ciclistas no Caminho?
Se você deseja se qualificar para o certificado de peregrino de Compostela, você precisará pedalar pelo menos os últimos 200 quilômetros até Santiago de Compostela, em vez dos 100 quilômetros exigidos para quem está a pé. Apenas lembre-se de carimbar seu passaporte de peregrino (credencial) regularmente ao longo do percurso para provar que você percorreu essa distância.
Algumas seções da trilha original são particularmente desafiadoras para os ciclistas. Por este motivo, as nossas notas detalhadas de percurso e percursos GPS recomendam alguns desvios do percurso a pé para que possa saltar as partes mais problemáticas e desfrutar de um passeio mais tranquilo.
Como você se moverá mais rápido do que os caminhantes, poderá percorrer mais terreno em menos tempo. Dividimos o Caminho Porto-Santiago em seis ou sete etapas, dependendo da rota. Isto significa que alguns dias serão bastante longos (até 55 kms) enquanto outros serão relativamente curtos, dando-lhe bastante tempo para explorar as cidades onde irá pernoitar.

Mesmo com os desvios, o Caminho não é um percurso “fácil” de bicicleta, embora seja agradável para ciclistas experientes. Você precisa ser proficiente e confiante para andar de bicicleta no trânsito e lidar com uma série de situações off-road.
O terreno varia de estradas urbanas, estradas rurais tranquilas e ciclovias niveladas a trilhas irregulares de terra e pedra e calçadas de granito.
Você também precisa estar fisicamente apto e capaz de carregar sua bicicleta por curtas distâncias ou subir e descer alguns degraus, quando necessário. Às vezes, será mais fácil empurrar a bicicleta do que pedalar.
Se você gostaria de tornar as coisas um pouco mais fáceis, pode utilizar uma bicicleta elétrica, o que lhe dá uma ajuda bem-vinda para enfrentaras  colinas.

Que habilidades técnicas você precisa?
Você pedalará o Camino sem guia, então precisa saber como realizar algumas tarefas básicas, como encher os pneus e trocar as marchas. Você também deve saber como trocar um pneu no caso de um furo, pois as lojas de bicicletas são raras.
Usamos apenas mountain bikes novas e de alta qualidade, então não deve haver problemas mecânicos com a bicicleta. Se você tiver um problema mais sério enquanto estiver na estrada, ligue para nós e nós resolveremos.

 

Se deseja conhecer o Caminho Português de Santiago, a nossa equipe está o seu dispor. Contate-nos para info@caminhoportosantiago.com