Caminho da Costa

O Caminho Português da Costa acompanha o Atlântico e as suas belas praias, ligando as cidades e vilas com forte ligação ao mar até encontrar, em Redondela, o Caminho Central.

Nos vários Caminhos de peregrinação a Santiago de Compostela os Caminhos Portugueses têm especial uma importância. Uma das principais características é o vasto número de Caminhos que na Idade Média, percorriam o território português em direção a Compostela. O Caminho Português da Costa tinha uma grande importância já que por ele seguiam peregrinos provenientes das terras ocidentais de Portugal.

Este caminho da costa, partindo do Porto e passando pelos atuais concelhos de Matosinhos, Vila do Conde, Póvoa de Varzim, Esposende, Viana do Castelo e Caminha, ganhou relevância durante a Idade Moderna e, sobretudo, a partir do século XVIII, sendo utilizado pelas populações costeiras e pelos que desembarcavam nos portos marítimos. Nesse período foi um dos eixos mais importantes para alcançar Santiago de Compostela.

Já na Galiza, desde A Guarda até Redondela (68 km de caminho monacal, o itinerário transcorre por: A Guarda, O Rosal, Oia, Baiona, Nigran, Vigo, Redondela) cruza com o caminho que vem de Tui. O itinerário completo desde o Porto até Santiago, passando por La Guardia e Vigo, é de cerca de 260 km de Peregrinação.

Como se pode constatar Baiona desempenha um importante papel neste Caminho pela sua localização, pelo seu potencial histórico e por manter no seu património vários elementos que comprovam a devoção xacobea.

Quando se aborda o Caminho Português de Santiago não se pode falar, com rigor, de um único trajeto. Sendo certo que os peregrinos usavam a rede viária disponível, ao longo dos tempos as escolhas das vias de peregrinação multiplicaram-se, acomodando o gradual aumento de opções que foram sendo disponibilizadas. Neste contexto, o Caminho Português da Costa assume-se como uma derivação do Caminho Português Central, como uma alternativa de ligação à Galiza. Usando este caminho e a partir do território português era possível alcançar a Galiza através da travessia do Rio Minho, quer ela fosse feita ligando Caminha a “La Guarda” e “Baiona” ou seguindo o Rio Minho até Vila Nova de Cerveira e daí continuando para Valença e Tui.

Porto - Santiago (Camino da Costa)

Porto – Santiago (Pela Costa)

A invicta cidade do Porto é o natural ponte de ponto de partida para esta inesquecível viagem. Desde o Porto até Santiago sugerimos 13 etapas inesquecíveis, ligando cidades e vilas históricas que desde tempos longínquos acolhem Peregrinos para Compostela pelo Caminho da Costa.

Viana do Castelo - Santiago

Viana do Castelo – Santiago

Viana do Castelo é terra de gente ligada ao mar e aos seus segredos. Muitos foram os que daqui partiram à descoberta de novos mundos. Viana do Castelo é um local carregado de história e uma boa sugestão para iniciar o seu Caminho Português da Costa.

Caminha- Santiago

Caminha – Santiago

A histórica cidade de Caminha, guarda a foz do rio Minho e fronteira com Espanha à muitos séculos. Daqui se avista Espanha do outro lado do rio que se alcança numa bela travessia de ferry. Haverá melhor forma de iniciar o seu Caminho?

Cycling the Coastal Way

Caminho da Costa em bicicleta

Para os amantes das bicicletas, o Caminho Português da Costa, entre o Porto e Santiago de Compostela será uma inesquecível experiencia e um desafio a superar. Providenciamos bicicletas adaptadas ao percurso e podemos ajustar as etapas ao seu nível de preparação.

Places in Caminho da Costa

Find More