Caminho Fácil da Costa

CAMINHO-FACIL-COSTA - Programa Autoguiado

Um percurso à beira-mar para desfrutar da História e natureza.

Durante a Idade Média havia muitos Caminhos que cruzavam o território em direção a Santiago de Compostela. Uma dessas rotas de peregrinação é o “Caminho Português da Costa”, que vai do Porto através de Vila do Conde, Viana do Castelo, Caminha, La Guardia, Baiona e Vigo antes de se juntar com o Caminho central em Redondela.

Esta rota era seguida por peregrinos das terras ocidentais e por aqueles que chegavam de países estrangeiros para os portos portugueses e caminhava, até Compostela seguindo esta rota costeira. A sua importância está patente em nomes de lugares, elementos de devoção Xacobea, hospitais e asilos para velhos peregrinos que podemos encontrar, como em Viana do Castelo e Caminha.

A partir de Caminha você tem duas opções, você pode continuar através de Cerveira até Tui para aí encontrar o Caminho Central ou pode cruzar o rio Minho de barco para La Guardia, para continuar através de Baiona e Vigo, até chegar Redondela para seguir depois no Caminho principal (podemos organizar as duas opções – contate-nos).

  • Caminho de Santiago
    Caminho de Santiago

CONDIÇÕES GERAIS

Duração: 21 Dias / 20 Noites
Distância: 260 km
Saídas: Março a Novembro
Minimo de Participantes: 1
Preço por pessoa (em quarto duplo): Desde 1440€
Suplemento de quarto individual: Desde 680€

SERVIÇOS INCLUÍDOS

– 20 noites de alojamento e Café da Manhã
– Transporte de bagagem entre alojamentos
– Private Transfer Porto – Labruje
– Assistência telefónica de emergência 24/7
– Credencial do Peregrino
– Roadbook do Caminho Português de Santiago
– Documentação de viagem

 

PROGRAMA

1
CHEGADA AO PORTO
Encontro com um elemento da P.G.W. para um briefing e entrega da documentação necessária para o Caminho.
Alojamento: Hotel 3*
2
PORTO (Labruje) – VILA DO CONDE – 16 km
Transfer Privado: Porto – Labruje
Irá ter um transfer que o deixará na praia de Labruje para iniciar a caminhada. O oceano e as praias de areia dourada irão guiá-lo até a cidade de Vila do Conde, uma antiga e importante vila piscatória com inúmeros pontos de interesse históricos e arquitetónicos.
Alojamento: Hotel 3*
3
VILA DO CONDE – APÚLIA – 7 km
Quando sai de Vila do Conde, poderá ver a maravilhosa entrada da igreja no estilo Manuelino. Após uma rápida passagem numa zona mais urbana, irá chegar à praia da Povoa de Varzim, caminhando a maior parte da etapa em passadiços e estradas secundárias perto do mar até chegar à pequena localidade da Apulia onde termina a etapa.
Alojamento: Hotel 3*
4
APÚLIA – ESPOSENDE – 8 km
Comece a etapa caminhando por zonas florestais e campos de cultivo que fazem a ligação entre Apulia e Fão antes de atravessar o rio Cavado. Este largo estuário e vegetação húmida são parte integrante da reserva natural e atravem muitos passaros. Siga a estrada até ao centro antigo de Esposende.
Alojamento: Hotel 3*
5
ESPOSENDE – CASTELO DE NEIVA – 12 km
Logo após sair da cidade turistica de Esposende, irá caminhar novamente numa zona mais rural até atravessar o Rio Neiva. Irá passar a noite numa agradavel Casa Rural na pequena aldeia de Castelo de Neiva.
Alojamento: Hotel de Charme
6
CASTELO DE NEIVA – VIANA DO CASTELO – 13 km
Pequenas aldeias e um atrativo mundo rural marcam o inicio da etapa de hoje. Irá depois seguir ao longo do Rio Lima, atravessando uma longa ponte metálica projetada por Gustav Eiffel. Tire um tempo para apreciar a vista sobre o estuário para de seguida entrar na charmosa cidade de Viana do Castelo, uma cidade repleta de praças e edifícios históricos.
Alojamento: Hotel 3*
7
VIANA DO CASTELO – ÂNCORA – 18 km
Iniciará mais uma jornada atravessando o belo e bem preservado centro histórico de Viana do Castelo em direção à “Areosa” e às suas inúmeras “Quintas”. Caminhará por entre altos muros de pedra que o levarão a passar por Carreço e Afife antes de se dirigir à vila piscatória de “Vila Praia de Ancora” para o final de mais uma etapa.
Alojamento: Hotel 4*
8
V.P. ANCORA – A GUARDA – 14 km
De Vila Praia de Ancora seguirá sempre próximo do mar, passando pela famosa zona balnear de Moledo antes de entrar em Caminha. Faça uma pausa para visitar o centro histórico da vila antes de cruzar o rio Minho para assim entrar em terras da Galiza. Tome o ferryboat ou uma das alternativas e assim chegará à cidade de A Guarda.
Alojamento: Hotel 3*
9
A GUARDA – OIA – 14 km
Atravessará a cidade de A Guarda em direção às belas praias da região. Seguirá por uma trilha próxima da estrada C-550, que visitará algumas vezes, passando por Portecelo e Val da Aguieira. Junto à capela de São Sebastião, iniciará a abordagem para Oia, que com o seu impressionante mosteiro de Santa Maria de Oia, dá nome à rota “Camino Monacal” (Monástic Way) e que marcará o final de mais uma etapa.
Alojamento: Hotel 2*
10
OIA – BAIONA – 17 km
Deixará a vila de Oia e seguirá, por entre praias, falésias e campos cultivados, apreciando a beleza do mar batendo nas rochas. A C-550 será o seu guia por vários quilómetros até chegar a “As Mariñas”, e avistar o “Cabo Silleiro”. O Caminho, em seguida, atravessa a estrada e leva-o a subir a encosta passando pela capela da “Virgen de Cela” chegando a “ Cadeiras” para seguir em direção à bela cidade de Baiona, reconhecida pelas suas praias, e onde termina mais uma etapa.
Alojamento: Hotel 3*
11
BAIONA – CORUJO – 15 km
Deixe Baiona e os seus suburbios e voltará a entrar no mundo rural, pontuada com pequenas aldeias e as cidades de A Ramallosa e Nigran. Após vários quilometros numa floresta de eucaliptos, irá emergir numa estrada em Corujo, onde terá o transfer que o irá levar para Baiona onde passará a noite.
Alojamento: Hotel 3*
12
CORUJO – VIGO – 11 km
Recomece a etapa onde parou no dia anterior. Depois de deixar a estrada principal, por entre bosques e pequenas aldeias irá aproximar-se da cidade de Vigo por onde entrará através do parque cidade (Parque Castrelos) e seguindo o rio “Lagares” chegará à “Avenida de Madrid”, onde termina mais uma etapa.
Alojamento: Hotel 3*
13
VIGO – REDONDELA – 15 km
Deixará Vigo em direção à praça de “Santa Rita” e continuará até chegar ao “O Troncal”, quase na periferia da cidade. Prosseguirá para “A Paradela” no sopé do “Monte da Madroa” e dai para bairro do “Teis”. Continuará perto de um riacho que que será o seu guia e companheiro até alcançar “Cidadelle”. Seguirá para “Alto da Encarnacion”, onde se pode admirar o rio e “Ponte de Rande “. Depois do “Rio das Cabras” e “Coto da Fenteira”, iniciará a descida através de “Cedeira” e “Cruzeiro” para alcançar Redondela e o “Caminho Central”.
Alojamento: Hotel 3*
14
REDONDELA – ARCADE – 7 km
A partir de Redondela notará que o número de Peregrinos no Caminho aumenta muito, pois daqui em diante o percurso é coincidente com o “Caminho Central”. Deixará Redondela em direção a chegar Outeiro de Penas, para rapidamente chegar Arcade, um lugar conhecido por ter as melhores ostras da Galiza.
Alojamento: Hotel 2*
15
ARCADE – PONTEVEDRA – 13 km
De Arcade, continuará para Pontesampayo para cruzar a sua ponte medieval sobre o rio Verdugo, e iniciar a bela subida da Canicouva até ao Cacheiro. Daqui iniciará a descida em direção à cidade de Pontevedra para um merecido descanso. Terá ainda tempo para visitar o centro histórico de Pontevedra, um dos mais bem preservados da Galiza.
Alojamento: Hotel 3*
16
PONTEVEDRA – SAN AMARO – 10 km
Iniciará a caminhada no centro histórico de Pontevedra através da cidade velha até à milenária ponte de O Burgo sobre o rio Lérez. Continuará ao longo do belo vale do rio da Granda até San Amaro. Encontre o transfer que o fará regressar a Pontevedra para prenoite.
Alojamento: Hotel 3*
17
SAN AMARO – CALDAS DE REIS – 12 km
Retome o caminho onde terminou no dia anterior e caminhe por entre terras agricolas e zonas rurais até ao Rio de Barosa. A partir daí o caminho é largo e de piso fácil embalado numa paz conventual. Aqui começam a surgir os primeiros cruzeiros, alguns preciosamente esculpidos, que provam estar no caminho certo para Santiago. Entrará em Caldas de Reis pela igreja de Santa Maria, junto à ponte do rio Umia, local de eleição desta cidade termal, a qual marca o final deste dia.
Alojamento: Hotel 2*
18
CALDAS DE REIS – PADRON – 19 km
Com alguns troços cheios de encanto deixará Caldas de Reis através da ponte medieval do rio Bermaña e seguirá por um caminho que o leva até à povoação de Cruceiro. Passa junto à Igreja de Santa Maria de Carracedo e atravessa uma paisagem particularmente luxuriante, ao longo da vertente do rio Valga seguindo até S. Miguel de Valga, de onde rumará a Padron, cidade onde segundo a lenda, aportou a barca que transportou o corpo do Apóstolo até à região da Galiza.
Alojamento: Hotel 3*
19
PADRON – TEO – 12 km
Deixará Padron e dirige-se para norte até à Colegiade de Santa Maria de Iria Flávia. Continua por entre aldeias galegas até à rua de Francos. Atravesse as linhas ferreas e irá encontrar um estilo diferente da arquitetura religiosa na igreja Mariana, A Esclavitude. Daí continua por entre aldeias galegas até à aldeia de Francos, uma bonita localidade com um elaborado cruzeiro, em pedra, do seculo 14, um dos mais antigos da Galiza.
Alojamento: Hotel 3*
20
TEO – SANTIAGO – 14 km
Comece a ultima etapa do Caminho numa zona florestal até chegar a uma pequena subida até Milladoiro. Começa a vislumbrar Santiago de Compostela um pouco mais adiante, em Agro dos Monteiros. Atravessará os subúrbios da cidade por um percurso que o conduz até à porta Faxeira, entrada do Caminho Português na cidade velha. E, é através de um apertado labirinto de ruelas do casco medieval seguirá até à praça do Obradoiro e à Catedral onde o Apóstolo o aguarda.
Alojamento: Hotel 3*
21
PARTIDA
Fim dos nossos serviços.
Notas:
– Para uma caminhada mais fácil, podemos dividir as etapas mais longas em duas – Contate-nos!
– No primeiro dia, recomendamos iniciar a caminhada em “Matosinhos”. Com isso, você evitará as estradas movimentadas das áreas urbana do Porto e da Maia. Será recebido por um membro da nossa equipe que o conduzirá até ao local de início. Se desejar, pode iniciar no Porto – entre em contato connosco para mais informações.

PREÇOS

Época Baixa (Março, Abril, Maio e Outubro):
Preço por pessoa (em quarto duplo): 1440€
Suplemento de quarto individual: 680€

Época Média (Junho e Setembro):
Preço por pessoa (em quarto duplo): 1490€
Suplemento de quarto individual: 750€

Época Alta (Julho e Agosto):
Preço por pessoa (em quarto duplo): 1590€
Suplemento de quarto individual: 840€

SERVIÇOS INCLUÍDOS

– 20 noites de alojamento e Café da Manhã
– Transfer privado Porto – Labruje (dia 2)
– Transporte de bagagem entre alojamentos (1 mala por pessoa)
– Assistência telefónica de emergência 24/7
– Credencial do Peregrino
– Roadbook do Caminho Português de Santiago
– Documentação de viagem

GOSTA DO QUE VÊ, MAS NÃO É O PROGRAMA PERFEITO?

Teremos o maior prazer em adaptar este itinerário para atender aos seus interesses pessoais, necessidades e programação para criar o programa ideal para o seu Caminho.
Podemos incluir noites adicionais, dias de descanso, dividir as etapas mais longas ou fazer upgrade de alojamentos. Não hesite em nos solicitar um orçamento.

PORQUÊ RESERVAR CONNOSCO?

– Somos uma empresa local, e o nosso objetivo é obter a melhor relação preço/qualidade e prestar-lhe todo o apoio local necessário ao sucesso do seu “Caminho”.
– Total personalização dos programas. Temos a capacidade e flexibilidade para adaptar os nossos programas de acordo com as suas preferências! Organizamos itinerários personalizados de acordo com as necessidades dos nossos clientes. Sabemos que este é um evento especial, por isso damos especial atenção a todos os detalhes da viagem para transformar esta aventura numa experiência única e memorável.
– Equipe altamente qualificada, com vários anos de experiência no Caminho Português de Santiago. Colocamos à sua disposição uma equipe com ampla experiência e conhecimento do Caminho de Santiago, capaz de ajudá-lo a descobrir, interpretar e sentir o “Caminho”.
– Os hotéis incluídos nossos programas são regularmente inspecionados pela nossa equipe e foram cuidadosamente selecionados por sua hospitalidade, localização e conforto. Todos os nossos hotéis oferecem casa de banho privada e café da manhã.

 

CAMINHO PORTUGUÊS DA COSTA

 Porto - Santiago (Baiona)

Porto – Santiago (Caminho da Costa)

Viana do Castelo - Santiago

Viana do Castelo – Santiago

Caminha - Santiago

Caminha – Santiago

Caminho de Bicicleta (Costa)

Caminho da Costa de bicicleta

Faça já a sua reserva!

Fields marked with an * are required