PORTO - TUI - Programa Autoguiado em Casas Rurais

O Caminho Português de Santiago oferece um ambiente natural único que nos leva da montanha para o mar, bordeando rias e transpondo rios de beleza incomparável, embrenhando-nos em antigos e frondosos bosques, que nos inspiram e relaxam.

A extensão do “Bono Iacobus” entre o Porto e Tui, elaborada pela Portugal Green Walks, alia a beleza paisagística, patrimonial e cultural do percurso à tradição de bem receber das gentes do Norte de Portugal, através do alojamento em Casas de Turismo Rural, tipologia de alojamento em que a região é referência internacional.

  • Caminho Português da Costa / Coastal Way
    Porto
FICHA DE VIAGEM

Duração: 7 dias / 6 noites
Distância total: 125 km
Saídas: Todo o ano, Excepto Páscoa, Julho e Agosto
Mínimo / Máximo de Participantes: 1/10
Preço por 1 pessoa em quarto individual: 695€
Preço por 2 pessoas em quarto duplo: 1125€

O preço inclui: 5 noites de alojamento em casas rurais em meia-pensão e 1 noite em hotel 3* em regime de alojamento e café da manhã, transfer de bagagens entre alojamentos (1 volume por pessoa), transfere no final de cada etapa até à casa rural e vice-versa (quando necessário), o Seguro turístico e IVA.

 

PROGRAMA

Este percurso parte do Porto e termina em Tui, numa extensão de 125 quilómetros, distribuídos em 5 etapas para fazer em 6 dias. No final de cada etapa, o caminhante é recolhido no local previamente indicado do caminho e conduzido em automóvel para um alojamento rural onde que passará a noite depois de um merecido jantar. Pela manhã, depois de um completo pequeno-almoço, o caminhante será transportado novamente até ao início da próxima etapa.

1
PORTO
O caminhante parte da cidade do Porto, onde poderá desfrutar de um património artístico, arquitetónico e cultural de grande importância, classificado como Património Mundial da Unesco.
ALOJAMENTO: Hotel 3*
1
PORTO – ARCOS (Vila do Conde) – 34 km (ou 17 km)
O Caminho de Santiago, na cidade do Porto inicia-se na Sé Catedral descendo para a Rua da Bainharia, cruza a Rua Mouzinho da Silveira e o Largo de São Domingos, prosseguindo por pequenas ruas até ao Campo dos Mártires da Pátria, na Cordoaria. Atravessa o largo, passando junto à Igreja do Carmo e segue pela Rua de Cedofeita até à Capela da Ramada Alta. Prossegue para o Carvalhido, Monte dos Burgos e Padrão da Légua, onde confluíam o trajecto das duas antigas estradas romanas que saíam do Porto para norte. Continua e passa Custóias Gondivai, Araújo e Custió até que cruza o rio Leça. Prossegue passando sucessivamente em Real, Calçada de Real e Rua de Real. Chega ao lugar de Vilarinho de onde seguimos até encontrarmos a Rua da Ponte de Ave. Desce e atravessa a Ponte D. Zameiro, passa o Largo de Nossa Senhora da Ajuda de onde segue até à Capela de São Mamede. O Caminho encontra a “Calçada da Estalagem” e logo a seguir a antiga “Estalagem das Pulgas”. Depois da antiga estalagem o Caminho passa a Ponte de Arcos e vira à esquerda, passando junto da Igreja Paroquial de Arcos onde termina a jornada.
ALOJAMENTO E JANTAR: Casa de Turismo Rural
1
ARCOS – BARCELOS – 20 km
De Arcos, o Caminho segue para Agoladas, encontra a estrada (Pó voa / V. N. Famalicão), passa Borgonha e chega até à Igreja românica de São Pedro de Rates de onde sai pela Rua Direita, passa a Capela de Santo António e vira em direção à Baixa da Mulher Morta.
Prossegue passando Lameiro, Reguengo e Vilar. À saída de Vilar segue rumo a Ferrado, e daí para Real de Cima e Real de Baixo (onde se encontra uma Capela de Nossa Senhora encimada pela Cruz de Santiago). Passando Chouzelas, Rua Nova e Silgueiros o Caminho vira pela calçada até à Igreja Paroquial de Pereira e a partir daqui segue pela M555, passando sucessivamente por Pontegãos, Monte de Cima, Fulões, Igreja de Carvalhal, Vila Chã, Porto Carreiro, Santa Cruz e Mereces até chegar a Barcelinhos.
Em Barcelinhos atravessa a Ponte Medieval (Séc. XIV) e entra em Barcelos onde termina a jornada.
ALOJAMENTO E JANTAR: Casa de Turismo Rural
1
BARCELOS – QUINTIÃES – 15 km
O caminho deixa Barcelos prosseguindo pela N204 até Faial onde vira à esquerda, e daí até Vila Boa onde segue até à Capela do Espírito Santo (Séc. XVI). Passa o caminho-de-ferro e desce passando pela Capela de São Sebastião (Séc. XVIII) e pela Capela da Santa Cruz (Séc. XIX) no lugar de Lijó.
Chega a Tamel (São Pedro Fins) onde vira para Souto do Rato e daí para a Portela e Tamel. Cruza a linha férrea e segue para alcançar Aborim até chegar a Quintiães onde termina a etapa.
ALOJAMENTO E JANTAR: Casa de Turismo Rural
1
QUINTIÃES- PONTE DE LIMA – 19 km
O caminho deixa Quintiães e segue para alcançar a Ponte das Tábuas (Séc. XII). Prosseguindo sob restos de calçada antiga encontra-se a Capela de São Bento de Balugães que, continuando pela N204 chega até à Igreja e ao Cruzeiro de São Sebastião onde vira seguindo por Fonte de Cal, Outeiro, Grajal, Reborido e, na saída, para Portela (Vitorino de Piães). Prossegue pelo empedrado até à Capela de São Sebastião. Atravessa-se sucessivamente o Campo Novo (Seara), Anta, Pregal, Pedrosa e Barros. Depois cruza a Ponte de barro e passa na frente da Capela da Senhora das Neves e do Cruzeiro (Séc. XVII). Ladeados de muros passamos sob o acesso à ponte sobre o rio Lima e chegamos à Igreja da Senhora da Guia situada em Ponte de Lima no início da Av. dos Plátanos, terminando assim mais uma jornada.
ALOJAMENTO E JANTAR: Casa de Turismo Rural
1
PONTE DE LIMA – COSSOURADO (Paredes de Coura) – 22 km
Partindo do Largo de Camões atravessamos a majestosa Ponte romano-gótica passando junto à Igreja de Santo António da Torre Velha e à Capela do Anjo da Guarda. Daqui segue-se até Arcozelo e à Igreja de Santa Marinha por caminhos de terra e pedra. Da Igreja desce para a Ponte da Geia, sobre o rio Labruja. Através da serra passa Mouro e Salgueiro, cruzando novamente o rio Labruja pela Ponte do Arco, chegando assim a Codeçal, com a belíssima Capela de Nossa Senhora das Neves e no adro o seu cruzeiro. Continua a subir em direcção de Labruja numa zona totalmente rural e segue para Vinhó onde se encontra a mítica Fonte das 3 Bicas. Inicia uma forte ascensão até ao cume na Portela Grande não sem antes encontrar a Cruz dos Franceses. No topo da serra passa ao lado da casa do Guarda-florestal, desce para Cabanas e em Tapada da Giesta depara-se com um grupo de azenhas. Segue até Agualonga atravessando uma ponte velha até chegar à Capela de São Roque e volta a encontrar a calçada romana que percorre até chegar à Igreja de Rubiães (românica). O Caminho segue até Ponte de Rubiães (romana) e dai sobe um pouco até Pecene (Cossourado).
ALOJAMENTO E JANTAR: Casa de Turismo Rural
1
COSSOURADO (Paredes de Coura) – 16 km
Iniciada a etapa rapidamente se chega a São Bento da Porta Aberta. O Caminho de Santiago prossegue por detrás da Igreja por terreno montanhoso em direção a Gontomil, onde encontra as ruínas da Capela de Nossa Senhora da Guia. Passa em Contensa, Carcavelhe e Pereira, onde se encontra o “Sr. dos Caminhos”, e em Fontoura, no lugar de Bárrio, na Capela do Senhor dos Aflitos, próximo do Caminho onde podemos observar um belíssimo cruzeiro do Séc. XVIII com os símbolos de Santiago. De Fontoura segue atravessando Paços e, deixando para trás mais um cruzeiro, chega à Ponte Pedreira. Depois da ponte cruza a estrada e sobe por uma calçada. Depois do ribeiro encontram-se as primeiras casas já em Tuído. Atravessa a N13 e segue por uma rua de paralelo que nos leva a Conguedo e depois a Albergaria, em Arão. Prosseguimos passando Favais e Troias sobre a N13 até Valença. Depois de passar sob a linha de caminho-de-ferro atravessamos o Largo da Trapicheira e deixando a Fortaleza à esquerda descemos até à Ponte Internacional para cruzar o rio Minho e assim chegar a Tui.

EXTRAS

 

A extensão do Bono Iacobus oferece a possibilidade de contratar alguns serviços extra:
Um piquenique nas etapas do Caminho;
Transfer desde os principais aeroportos até o início do caminho.

Para preços e disponibilidade dos serviços por favor contacte a Portugal Green Walks: info@caminhoportosantiago.com

 

BONO IACOBUS – CAMINHO PORTUGUÊS

Porto - Tui

Porto – Tui

 Tui - Santiago

Tui – Santiago

Faça já a sua reserva!

Fields marked with an * are required