TUI - SANTIAGO - Programa Autoguiado

A porta de acesso à Galiza do Caminho Português foi e continua sendo Tui. A sua estratégica localização na fronteira do Rio Minho fez desta cidade um lugar, já a partir da época romana (Castellun Tyde).

O Caminho Português destila história por todas as aldeias, vilas e paragens que atravessa, destacando pela sua transcendência para a peregrinação jacobeia a vila de Padrón. A tradição relata que a este pequeno lugar chegou, para o ano de 44, o corpo do Apóstolo Santiago, transferido desde a Palestina numa milagrosa barca de pedra. A igreja de Santiago de Padrón, acolhe o “Pedrón”, onde segundo a tradição, se amarrou a barca que deu nome a esta cidade. É este descobrir de tradições e cultura a que o desafiamos!

  • Tui
    Tui
FICHA DE VIAGEM

Duração: 6 dias / 6 noites /5 etapas
Distância total: 115 km
Saídas: Todo o ano, Excepto Páscoa, Julho e Agosto
Mínimo / Máximo de pessoas: 1/10
Preço por 1 pessoa em quarto individual: 595€
Preço por 2 pessoas em quarto duplo: 870€

O preço inclui: 5 noites de alojamento em casas rurais em regime de meia pensão (café da manhã e jantar), 1 noite de alojamento em hotel 3* em Santiago em regime de alojamento e café da manhã, transfer de bagagens entre alojamentos (1 volume por pessoa), transfer no final de cada etapa até a casa rural e vice-versa (quando necessário), o Seguro turístico e IVA.

 

PROGRAMA

Este percurso consiste em 115 quilómetros distribuídos em 5 etapas para fazer em 6 dias. No final de cada etapa, o viajante é recolhido no local do caminho e conduzido em automóvel para um alojamento rural em que passará a noite depois de uma merecida ceia caseira elaborada com produtos da região. Pela manhã, depois de um completo pequeno-almoço, o caminhante será transportado de novo de carro até ao início da próxima etapa.
A qualidade e o encanto dos estabelecimentos rurais selecionados para o Bono Iacobus surpreende o caminhante, que poderá somar às próprias vivências do Caminho de Santiago as que encontrará nesta seleção de casas de turismo rural da Galiza.

1
TUI
O caminhante parte de Tui, onde poderá desfrutar de um património artístico, arquitetónico e cultural de grande importância.
ALOJAMENTO E JANTAR: Casa Rural
1
TUI – REDONDELA – 31 km
Na saída da cidade de Tui e seguindo em direção a O Porriño, desce para o rio San Somón, onde encontra a Ponte das Febres. Chega ao local da Madalena e continua para Ribadelouro e daí deixa ao poente Gándaras de Budiño. Atravessa O Porriño pela zona histórica e caminha em direção a Mós. Lá empreende a subida pela Rua dos Cabaleiros. Seguindo o caminho passa na frente do miliário romano de Vilar de Infesta e atravessa a meseta de Chan das Pipas. Segue a via romana e o traçado volta de novo à N-550, entrando em Redondela na junto ao Convento de Vilavella.
ALOJAMENTO E JANTAR: Casa Rural
1
REDONDELA – PONTEVEDRA – 20 km
Depois de passar a ponte da ferrovia o caminho entra numa floresta. Desce pelo local de Setefontes para atravessar Arcade, cidade famosa pelas suas ostras, e segue pela Ponte de Sampaio, sobre o rio Verdugo. O caminho percorre a vila de Ponte Sampaio, subindo por estreitas ruelas. Em seguida entramos na Canicouva, avançamos deixando de lado o cruzeiro de Cacheiro e os restos de uma antiga casa de postas. Percorrem várias aldeias até entrar em Pontevedra pela avenida Conde de Bugallal. Na cidade pode-se visitar o Santuário da Virgem Peregrina, ponto de referência para as devoções dos peregrinos. A etapa termina após atravessar o rio Lérez pela Ponte do Burgo.
ALOJAMENTO E JANTAR: Casa Rural
1
PONTEVEDRA – CALDAS DE REIS – 22 km
O caminho abandona Pontevedra pela rua da Santiña. A linha de comboio corre paralela ao caminho até o local de Pontecabras, prosseguindo para o norte até alcançar a igreja reitoral de Santa Maria de Alba. Passada a capela de San Caetano, entram nas florestas de Reiriz e Lombo da Maceira. Depois de San Mauro o caminho segue para a aldeia de Ponte Balbón, adornada com dois interessantes cruzeiros, um deles ao lado da casa de Amonisa. No fuste do outro cruzeiro, Santiago Peregrino indica o caminho a seguir. De Ponte Balbón segue-se a capela de Santa Luzia, em Amenal e Tibo, com fonte, cruzeiro e lavadouro, que dá lugar a Caldas de Reis.
ALOJAMENTO E JANTAR: Casa Rural
1
CALDAS DE REIS – PADRON – 20 km
Após abandonar Caldas de Reis o caminhante entra no vale do rio Bermaña, rodeado por bosques centenários. Ao lado, a igreja românica de Santa Maria de Vemil. Inicia-se uma leve subida para chegar ao conjunto de Santa Mariña de Carracedo, composto por igreja, casa reitoral e celeiro. Continua nos lugares de Casal de Irixo e O Pino e entra em florestas através do monte Albor. Em Moiño de Solleiro o Caminho vira até San Miguel de Valga. Chega ao local de Infesta, em Pontecesures. Pela Rua dos Coengos passa a igreja de São Xulian de Requeixo, dirigindo-se à ponte de Cessures, obra de origem romana. Após cruzar a ponte a rota continua até Padrón, seguindo um traçado paralelo à N-550.
ALOJAMENTO E JANTAR: Casa Rural
1
PADRON – SANTIAGO – 23 km
O caminhante deixa para trás a zona histórica de Padrón para dirigir-se a Iria Flavia, e de lá para o santuário da Escravitude. Logo em seguida aparece a Igreja de Santa Maria de Cruces, e depois de um trecho de floresta e de cruzar a linha de caminho de ferro na pitoresca aldeia de Angueira de Suso, segue-se para a rua de Francos, onde poderá observar um belo cruzeiro gótico. Um desvio conduz às ruínas de Castro Lupario, nome que recorda os domínios da Rainha Lupa. Percorre-se uma série de núcleos urbanos cada vez mais populosos e atravessa-se Milladoiro em direcção a Agro dos Monteiros. O velho caminho medieval deixa de lado as ruínas do castelo arcebispal de Rocha Vella e chega ao bairro de A Choupana, perto da capela de Santa Marta. Entra-se na zona histórica de Compostela pela Porta Faxeira, uma das sete portas que permitiam a passagem através das muralhas da cidade, hoje desaparecidas, e finalmente entra-se na Catedral pela Porta românica de Praterías.
ALOJAMENTO: Hotel 3*

EXTRAS

O Bono Iacobus oferece a possibilidade de contratar alguns serviços extra:
Um piquenique nas etapas do Caminho;
Transfer desde os principais aeroportos até o início do caminho.

Para preços e disponibilidade dos serviços por favor contacte a Portugal Green Walks: info@caminhoportosantiago.com

 

BONO IACOBUS – CAMINHO PORTUGUÊS

Porto - Tui

Porto – Tui

 Tui - Santiago

Tui – Santiago

Faça já a sua reserva!

Fields marked with an * are required

Information

Find More