O que é a Credencial do peregrino e como funciona?

Para muitas pessoas que percorrem o Caminho de Santiago de Compostela, é importante qualificarem-se para o certificado oficial emitido pelas autoridades da catedral para provar e reconhecer a sua realização. Esse certificado chama-se “Compostela” e para obtê-lo é necessário um passaporte de peregrino, também conhecido como credencial, onde vai registando a  sua jornada.

O que é o passaporte de peregrino/Credencial de Peregrino?
Simplificando, o passaporte de peregrino na sua forma atual é um cartão dobrado com seus dados pessoais escritos na frente, que você usa para registrar a sua viagem através do Caminho de Santiago de Compostela. Para se qualificar para a Compostela, você precisa comprovar que caminhou pelo menos os 100 km finais ou pedalou os últimos 200 km.

Se você estiver hospedado em albergues de peregrino, deverá mostrar seu passaporte de peregrino para se qualificar para uma cama. Essa prática remonta a centenas de anos, quando os peregrinos carregavam conchas de vieira para identificar seu status e propósito, e dependiam da caridade e da hospitalidade de outras pessoas no Caminho. Claro, o sistema de vieiras estava aberto a abusos e logo foi substituído por uma documentação mais sofisticada que evoluiu para a credencial que usamos hoje.

Como funciona o passaporte de peregrino/Credencial de Peregrino?
Depois de obter o seu documento – nós o fornecemos aos nossos clientes – pode pedir um carimbo, ou selo / sello, a vários estabelecimentos ao longo do seu Caminho de Santiago (Normalmente; hotéis, igrejas e catedrais pelas quais você passa, bem como cafés e restaurantes, posto de informação turística, etc).

Muitos desses carimbos têm designs atraentes e únicos, de modo que quando você chegar a Santiago de Compostela, seu passaporte de peregrino estará repleto de selos coloridos que não apenas provam às autoridades onde você esteve, mas também servem como uma lembrança pessoal da sua experiência .

Para provar que você não pegou um ônibus ou um táxi entre os alojamentos, você precisa coletar pelo menos 2 selos por dia nos últimos 100 km a pé ou 200 km de bicicleta, de preferência não apenas no início e no final ponto da etapa.

Para os primeiros dias no Caminho, é necessário apenas coletar um selo por dia, embora não haja nada que o impeça de pedir outros.

O que fazer com seu passaporte de peregrino quando chegar a Santiago?
Se reuniu carimbos/selos suficientes, uma vez recuperado de todas as emoções que você experimentou ao chegar à Catedral de Santiago de Compostela, é hora de oficializar sua conquista.

Dirija-se à “Oficina do Peregrino” na Rúa das Carretas (próxima da Praza do Obradorio e da Catedral de Santiago), e apresente a sua credencial preenchida. Certifique-se de listar como razão para empreender o Caminho, uma motivação religiosa ou espiritual, caso contrário você não obterá o certificado Compostela completo.

O funcionário fará o possível para encontrar uma versão em latim de seu nome para escrever neste belo e precioso documento.

A Oficina do Peregrino está aberta de segunda a domingo, das 8h00 às 21h00, de 1 de abril a 30 de outubro. No inverno, ou seja, de novembro ao final de março (exceto Páscoa), o horário é das 10h00 às 19h00.

Quer fazer o Caminho de Santiago? Temos uma equipe pronta para o ajudar – contate-nos! – info@caminhoportosantiago.com

Camino de Santiago