Por que fazer o Caminho de Santiago Português em 2021?

Fazer o Caminho de Santiago Português é uma experiência inesquecível e uma ocasião especial sempre que o fizer, principalmente porque, em 2021, teremos o Ano Jacobeu. Um ano santo excepcional, que não ocorre desde 2010.
 
O que é um Ano Jacobeu Caminho de Santiago?

O Ano Jacobeu, também conhecido como Ano Santo ou Ano Jubilar Compostelado tem a sua origem na Idade Média, quando o Papa Calisto II deu à Diocese de Santiago de Compostela a autoridade de conceder o perdão total de todos os pecados aos peregrinos que visitam o túmulo do apóstolo nos anos em que 25 de Julho, dia de Santiago, coincide com um Domingo.

O Ano Jacobeu, acontece a cada 6, 5, 6 e 11 anos, sendo o próximo em 2021. Se você deseja experimentar a atmosfera espiritual e festiva deste ano santo excepcional, é melhor começar o seu planejamento agora mesmo!

Por que o Ano Jacobeu atrai muitos peregrinos?

Além da grande variedade de eventos culturais que acontecem ao longo de um Ano Jacobeu, uma das principais atrações para os peregrinos é a indulgência plenária. O perdão total de seus pecados, pode ser adquirido após seguir alguns procedimentos simples, depois de chegar à Catedral de Santiago de Compostela.

Felizmente, você pode obter indulgência plenária em qualquer dia de um Ano Jacobeu. Por isso, a sua caminhada até Santiago de Compostela, pode ser em qualquer dia e mês do ano. Mas, se você conseguir realizar o seu caminho com chegada à Catedral no dia 25 de Julho, prepare-se por fogos de artifício e grandes comemorações na cidade.

Quem já fez o Caminho e ficou profundamente comovido com a experiência, provavelmente vai querer voltar no Ano Jacobeu. Também é provável que haja um interesse crescente de pessoas de todo o mundo em busca de um desafio profundamente pessoal e espiritual após a Covid-19.
 
Como planejear o seu Caminho Português para 2021?

Um Ano Jacobeu atrai mais peregrinos do que o normal, especialmente nos últimos 100 quilômetros da rota do Caminho. Além disso, 2021 traz a promessa de esperança e de tempos melhores pela frente.

Isto significa que, o planejamento deve ser feito com a máxima antecedência possível. Quando ir, qual rota do Caminho escolher, onde dormir, entre outros pontos importantes, como por exemplo, a sua forma física impactam diretamente na experiência que pretende ter.

Se, devido à pandemia, teve de adiar a realização do seu Caminho ou se estava à espera do melhor momento para o fazer, comece o seu planejamento agora! Independente se você pretende fazer o Caminho em uma época do ano mais tranquila, como a primavera ou o outono .

Através da Portugal Green Walks, poderá ter o seu Caminho inteiramente planejado de acordo com as suas necessidades, bem como a melhor orientação para quando o fazer e como fazer, em segurança.