O que é o Ano Jacobeu em Santiago de Compostela?

Se você está pensando em percorrer o Caminho de Santiago, é provável que tenha encontrado palavras como Jacobeo, ano jacobeu ou Jubileu. Ficou um pouco confuso com todas as informações? Não se preocupe, vamos explicar tudo!

Em primeiro lugar, voltemos a 1122, quando o Papa Calisto II deu à Diocese de Santiago de Compostela a autoridade de conceder o perdão total de todos os pecados aos peregrinos que visitaram o túmulo do apóstolo nos anos em que 25 de julho, dia de Santigao, coincide com um domingo. Isso acontece a cada 6, 5, 6 e 11 anos (um total de 14 vezes em cada século) e esse ano é considerado um Ano Santo ou ano Jacobeu ou, simplesmente, Jacobeo. O próximo ano Santo acontecerá em 2021.

O Jacobeo começa oficialmente com a abertura da Porta Santa pelo arcebispo de Santiago na tarde de 31 de dezembro do ano anterior. Simbolizando as durezas do Caminho, o arcebispo segura um martelo de prata e baterá três vezes na parede que cobre a Porta Santa, na Plaza de la Quintana. Esta é a porta que tradicionalmente os peregrinos usam para entrar no templo e permanecerá aberta durante todo o Jacobeo. Como mencionamos acima, no ano jacobeu é possível obter uma indulgência plenária (também conhecida como “O Jubileu”), que significa o perdão de todos os pecados até aquele momento da vida da pessoa. As indulgências plenárias são, compreensivelmente, uma das razões mais fortes pelas quais os peregrinos optam por percorrer o Caminho no Ano Santo. Para receber a indulgência plenária, os peregrinos devem completar várias etapas:

– visitar a catedral de Santiago de Compostela.
– dizer uma oração (pelo menos o Pai Nosso, o Credo dos Apóstolos e uma oração pelas intenções do Papa). Também é recomendado assistir à missa.
– nos 15 dias anteriores ou posteriores à visita à catedral, os peregrinos devem-se confessar e comungar.

Durante os Anos Santos o Caminho de Santiago experimenta um aumento substancial no número de peregrinos e por isso é importante fazer sua reserva o mais rápido possível para garantir seu lugar.

Descubras as nossas sugestões de programas para garantir que você terá a melhor experiência possível no Caminho Português de Santiago.